Para alguns de nós, falar em email marketing significa práticas de Spam.
É legítimo para uma empresa ou instituição, querer comunicar através de contactos autorizados (chamados Opt In). Este é um dos pontos, que marcas e empresas não devem ignorar na sua gestão de contactos, isto é, devem criar mecanismos de criação ou recolha de contactos válidos, segmentados e autorizados.
O que são contactos OPT IN
Trata-se da resposta dada ao usuário após requerer o opt-in em determinada base de dados, informando-o que sua inscrição ou pedido foi efetivada.
Na verdade, não só recomendamos boas práticas, como lembramos que as mesmas estão na base legal e obrigatória, estabelecida na nova lei do email marketing em vigor.
A Lei 46/2012, em vigor em Portugal desde 30 de Agosto, muda três coisas:
- 1) O opt-in de pessoas singulares passa a ser obrigatório. Só com autorização “prévia e expressa” desses contactos é que lhes pode enviar emails.
- 2) Tem de criar a sua própria “lista de consentimento”, onde constam:
– pessoas singulares que autorizaram a recepção de emails enviados por si.
– os seus clientes que não se opuseram à recepção de emails enviados por si.
NOTA: A Lei 46/2012, deve ser consultado na sua integra, e não nos responsabilizamos por qualquer alteração, ou no que respeita a nossa interpretação da mesma.
Apoiar-se em empresas de comunicação, estará sempre na base de um boa decisão. Estas empresas poderão criar proposta de valor, apresentando estratégias com base nas novas tecnologias, para captação de contactos (leads). Contatos estes, que acabarão por criar uma base de dados altamente segmentada, e principalmente autorizada pelo utilizador (contato).
Não deixe o seu Domínio à mercê de más práticas!
A má reputação de um domínio, e as suas graves consequências, é resultado de péssimas práticas na captação de contatos, junto da falta de ética com seu público em geral.
O Ponto central desta questão, não é se o email marketing funciona, e sim, como entregar um conteúdo relevante respeitando os interesses e a privacidade de cada um, sem nunca esquecer as boas práticas no que respeita envio em massa.
Na escolha de uma empresa, ou serviço de email marketing, procure sempre empresas que revelam boas práticas através de políticas de usabilidade muito rigorosas.
As empresas que através destas políticas, respeitem boas práticas e acima de tudo a legislação, são habitualmente mais eficazes na entrega da sua Newsletter em INBOX, evitando com maior eficácia a pasta SPAM.
Boas comunicações!
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